segunda-feira, 8 de abril de 2013

Grenserittet ( Suécia - Noruega)



Por Erik Wolla (Noruega)

Introdução

Grenserittet (GR) é uma corrida de mountain bike de 79,1 quilômetros  a partir de Strömstad (Suécia) com a chegada em Halden (Noruega). Ela é realizada todos os anos desde 1999, no início de agosto. A corrida atravessa a fronteira da Suécia com a Noruega depois de 34 km.
O percurso é tecnicamente fácil, com cerca de 15 km de asfalto, 53 km de estradas florestais e 11 km de trilhas. O percurso é bastante montanhoso, com uma subida total de 1250 metros.
Topografia do percurso
GR é uma corrida muito popular, as 8000 vagas são totalmente preenchidas durante as primeiras semanas de inscrição, logo após de abertas em fevereiro. Com tantos participantes, a largada é dividida em grupos, com 5 minutos de intervalo cada.
Viajar para a corrida
 
É bom corridas de mountain bike perto da cidade de Horten onde eu moro, e a GR cai nesta categoria.
Uma balsa para a cidade de  Moss e, dirigindo-se ao sul, por uma hora para Strømstad. Peguei carona com um amigo (Bjørn L) de Horten, que também iria participar.
Um problema da GR é que a chegada não é no mesmo lugar da  largada, então tem que providenciar um jeito de voltar para Strömstad após a chegada. Bjørn e eu decidimos pedalar de volta para Strömstad através da estrada principal, a uma distância de 34,5 km de asfalto.

A minha bicicleta

Minha bicicleta é uma 26" Velocite Flux quadro de carbono com SRAM XX drivetrain, Hope Race Tech X2 freios, Fox 32 F100 RL garfo, NoTubes ZTR Alpine rodas e pneus NoTubesRaven 2.0.
A minha Velocit Mountain Bike (depois de outra corrida em 2011)

Seeding
 
Inicialmente eu estava colocado num grupo com largada às 10:50. Seria melhor começar mais cedo, tanto para correr junto com os participantes mais rápidos,  tanto porque o Bjørn– que tinha um grupo com largada às 9:05 - não teria de esperar por mim, antes de voltar para Strömstad. Portanto, eu participei numa corrida de teste o dia antes da corrida. Isso implicou pedalar numa trilha curta de 8,5 km, depois que eu fiquei colocado num grupo com largada às 9:05 – o mesmo como Bjørn.

O dia da Corrida.

A primeira saída da balsa de Hortensão às 6:45 da manhã. Porém a gente teve um pouco de pressa para chegar à largada em Strömstad às 9:05. Quando nos aproximamos de Strömstad, tinha muito engarrafamento por causa de outros participantes estacionando e preparando para a corrida ao lado da estrada. Chegávamos no lugar da largada no último minuto.
Acontece que eu tinha cometido um erro durante o speedseeding. Eu deveria ter visitado a administração da corrida em Halden logo depois. Era para eles colocar um adesivo com o novo horário da largada na minha placa de número de participante. Então eu tive que passar pela administração da corrida em Strömstad para fazer isso. Foi relativamente rápido, e eu voltei para o lugar da largada às 09:15. Como a corrida só iria ser registrada eletronicamente uns dois quilômetros depois, com um “chip” na placa de número de participante, o atraso de 10 minutos não iria contar pelo tempo decorrido.
Placa de número de participante com o novo horário colocado

A corrida
 
Durante o desfile pelo centro de Strömstad, antes da corrida começar, eu senti uma coisa estranha com o pedal direito. De repente o pedal soltou do eixo e a perna direita girou só no ar. Assim, eu não iria conseguir pedalar até o final! Mais uma vez eu tive que retornar à administração da corrida, onde havia algumas lojas que vendiam peças de bicicleta. Meia hora depois eu estava novamente no caminho para começar, com pedais novos montados.
A corrida em si foi sem mais dramas. Pedalei passando vários outros participantes que eram “seeded” depois de mim.  Especialmente nos últimos quilômetros, nas estradas de cascalho, eu pedalei com uma velocidade relativamente alta. Desde o início eu tinha um Camelback com 2 litros de água e uma garrafa de bebida esportiva e tentei -me hidratar regularmente.  Para me alimentar, eu tomei umas porções de gel de carboidrato e também comia bananas que foram servidas em lugares prédefinidos durante o percurso. Enquanto eu estava me alimentando, eu não parei mais, precisava baixar a velocidade um pouco.
Eu cheguei ao final da corrida depois de 3 horas e 18 minutos (uma velocidade média de aproximadamente 24 km/h). Isso deu para o lugar 183 de 663 participantes da minha classe (masculino 50-54 anos) e eu fiquei bem satisfeito com este resultado.
Finalmente o final!
Conclusão

Eu me encontrei  novamente com o Bjørn depois do final e a gente pedalou de volta para Strømstad através da estrada principal. A gente tinha reservas pelo outro navio que nos  levou  diretamente de Strömstad para Sandefjordna (Noruega). Durante a viagem pelo mar, de duas horas e meia, deu para comer um refeição no buffet que nos deixou bem satisfeitos.

Veja mais detalhes da prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário